Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

A minha última leitura

Somaly Mam


Violada aos doze anos, Somaly foi forçada a casar aos quinze e depois vendida a um bordel, onde começou aquilo que ela própria apelidou de “Inferno”. Somaly era ainda uma menina quando foi vendida como escrava sexual. A sua extraordinária coragem permitiu-lhe libertar-se. A sua fé num mundo melhor fê-la desafiar todas as convenções e levar a outras vítimas a esperança e a liberdade com que nunca haviam sonhado.Abandonada pelos pais quando era bebé, Somaly Mam ficou entregue aos cuidados da avó materna. Quando a avó desapareceu, um homem que se dizia seu “avô” recolheu-a. Mas o que a esperava não era um ambiente familiar e sim uma vida de violência e escravatura. Violada aos doze anos, Somaly foi forçada a casar aos quinze e depois vendida a um bordel, onde começou aquilo que ela própria apelidou de “Inferno”. No Camboja, a vida de uma mulher não tem qualquer valor. Diariamente, são muitas as meninas apanhadas nas redes de tráfico sexual – algumas com apenas cinco anos de idade. Mas, ao escrever Inocência Perdida, Somaly vai mais além da realidade violenta do seu país e da sua infância destroçada, e conta-nos uma história de vida inspiradora e corajosa.

Esta verdadeira história de coragem elucida-nos sobre a realidade das mulheres nos dias de hoje. Não é que goste de histórias tristes, mas é muito importante conhecermos o que se passa além fronteiras. Enquanto eu estou aqui a escrever e você está a ler há milhares de mulheres e crianças a serem vendidas, torturadas e maltratadas...
O que podemos fazer? Estar atentos ao que nos rodeia e dar graças pelos direitos que temos, pela liberdade de estudar, trabalhar, ter uma família e ter quem nos proteja. Somos realmente umas sortudas.

Caso esteja curioso/a, consulte:

Sem comentários:

Enviar um comentário